Mercado imobiliário com retoma da confiança

O terceiro trimestre de 2015 é o melhor em sete anos para o mercado imobiliário, revelam os dados do Gabinete de Estudos da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP). Desde 2009 que o setor não conhecia números tão positivos nos períodos homólogos e a retoma da confiança é apontado por Luís Lima, presidente da APEMIP, como o principal motivo para os resultados.

Nos primeiros dois trimestres de 2015, foram transacionados 77.467 alojamentos familiares. No último trimestre, assinalaram-se 27.239 transações – um valor que subiu em 33% relativamente ao mesmo período do ano anterior.

O Instituto Nacional de Estatística revelou ainda que o índice de preços registou um aumento de 3,4% entre Julho e Setembro, em relação ao período homólogo de 2014. A taxa de variação homóloga registou os 5,2% para alojamentos já existentes e 0,6% para os novos.

Luís Lima, presidente da APEMIP, declara que os resultados se ficam a dever ao aumento da confiança neste mercado, mas que poderiam ter sido ainda mais positivos «se não se tivesse verificado o bloqueio na atribuição de autorizações de residência ao abrigo do programa Vistos Gold»: uma medida que impediu o investimento em Portugal, desviado entretanto para outros países europeus, assinala o responsável.

SLIDESHOW | Showreel 2019

SLIDESHOW | Showreel 2019

Publicidade2