Piscina com pedra Filstone distinguida nos Prémios Inovação na Construção 2016

A piscina do empreendimento turístico Luz Charming Houses – um conceito de alojamento diferente que aposta na reinterpretação da sistémica construtiva tradicional de Fátima – foi distinguida nos Prémios 2016 Inovação na Construção, na categoria Materiais e Produtos, numa cerimónia que decorreu no Auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa.

O equipamento, assinado pelo gabinete de arquitetura Segmentoponto4, foi produzido integralmente com calcários da empresa portuguesa Filstone, cujo polo de extração se situa no Casal Farto, em Fátima, numa das maiores e melhores zonas nacionais de exploração daquele tipo de rocha sedimentar: o Maciço Calcário Estremenho.

“Os dez blocos de rocha que deram origem à pedra final foram extraídos com fio diamantado e abertos manualmente pelos extratos de deposição”; o resultado é um “acabamento natural e já envelhecido”, refere a arquiteta Ana Alves, da Segmentoponto4.

Criados em 2014 pela Área Associativa – editora que chancela o jornal online Construir e as revistas Anteprojectos e Projectista – os Prémios Inovação na Construção visam distinguir projetos inovadores nacionais no segmento. 

Publicidade1

PUB


Publicidade2